Seminaristas


Propedêutico

O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com sua especificidade própria. Sua casa de formação atualmente está localizada junto ao Seminário Maior, em Miranápolis. Seu objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Com vista à iniciação e ao amadurecimento da vida espiritual, será sobretudo necessário levar os seminaristas à oração através da vida sacramental, da Liturgia das Horas, da familiaridade com a Palavra de Deus, do silêncio, da oração mental e da leitura espiritual. Além disso, este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, contando com aulas de Catecismo e Sagrada Escritura. É onde o vocacionado é introduzido à vida de seminário.

Felipe Santiago

Anápolis - Divino Pai Eterno

Felipe Silva

Anápolis - Sagrada Família

kauã Fernandes Fonseca

Jaraguá - Nossa Senhora da Penha

Paulo Henrique Nunes Cândido

Jaraguá - Nossa Senhora da Penha

Wilgner Maciel da Silva

Jaraguá - São José


Discipulado - Etapa dos estudos filosóficos

O conceito de discipulado dado pelos documentos da Igreja, nos diz que o discípulo é aquele que é chamado pelo Senhor a ficar com Ele (cf. Mc 3,14), segui-lo e tornar-se missionário do Evangelho. Já desde o primeiro ano do Discipulado, de modo ad experimentum, os seminaristas são enviados às paróquias da Diocese, para estágio pastoral. Os seminaristas do terceiro ano desenvolvem um trabalho de cuidado aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia e fazem um estágio em escolas.

Este tempo específico é caracterizado pela formação do discípulo de Jesus destinado a ser pastor, com uma especial atenção para com a dimensão humana, em harmonia com o crescimento espiritual, ajudando o seminarista a amadurecer a decisão definitiva de seguir o Senhor no sacerdócio ministerial discernindo a sua vocação.

No âmbito do caminho da formação sacerdotal, jamais se pode insistir demais sobre a importância da formação humana. Visando educar para à verdade do próprio ser, à liberdade e ao dom de si. Para isso contamos com a ajuda de psicólogos idôneos para tratarem questões de ordem humana e os diretores espirituais para questões de ordem espiritual.

Daniel Augusto Ferreira Nerys

Anápolis - Nossa Senhora de Lourdes

Drêine José da Silva Filho

Anápolis - São José Operário

Felipe Pinto Camargo

Ouro Verde - São Sebastião

Felipe Reis Matos

Santa Rosa - Nossa Senhora D’Abadia

Gabriel Rodrigues M. Braga

Santa Rosa - Nossa Senhora D’Abadia

Gabriel Soares Dutra

Anápolis - Santuário Santo Antônio

Gian Carlo Ribeiro

Anápolis - São Pedro e São Paulo

Maycon de Morais Figueiró

Girassol - Nossa Senhora do Livramento

Pedro Antônio Braz de Lima

Anápolis - Nossa Senhora de Fátima

Rafael Alves Lima

Girassol - Nossa Senhora do Livramento

Rands Silva de Jesus Filho

Anápolis - São Joaquim

Sebastião Rosário da Silva Neto

Jaraguá - São José

Whesller dos Santos Oliveira

Jaraguá - São José


Configuração - Etapa dos estudos teológicos

Ao final do discipulado, a formação se concentra sobre o configurar do seminarista a Cristo, Pastor e Servo, para que, unido a Ele, possa fazer da própria vida um dom de si aos outros. Essa configuração torna a relação com Cristo mais íntima e pessoal, e, ao mesmo tempo, favorece o conhecimento e aos poucos vai assumindo a identidade sacerdotal.

A etapa dos estudos teológicos, ou da configuração, é orientada, de modo particular, para a formação espiritual própria do presbítero, em que a configuração progressiva a Cristo torna-se uma experiência que suscita na vida do discípulo os próprios sentimentos e comportamentos do Filho de Deus; ao mesmo tempo, ela introduz na aprendizagem da vida presbiteral, animada pelo desejo e amparada pela capacidade de oferecer-se a si mesmo no cuidado pastoral do Povo de Deus. Esta etapa possibilita o gradual enraizamento da fisionomia do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, dá a vida por elas e vai à procura das ovelhas que estão fora do redil (cf. Jo 10, 14-17). Para favorecer tal formação, todos desta etapa, fazem um estágio pastoral nas paróquias da diocese durante os finais de semana e no mês de dezembro.

Caio Omar Figueiró Almeida

Anápolis - Divino Pai Eterno

Gabriel Hudson S. de Oliveira

Anápolis - Nossa Senhora D’Abadia

João Paulo Fernandes de Oliveira

São Francisco de Goiás - São Francisco de Assis

Lucas Eduardo R. da Silva

Jesúpolis - Bom Jesus da Lapa

Lucas Simão Pires Júnior

Jesúpolis - Bom Jesus da Lapa

Marcos Vinícius V. Santana

Jaraguá - Nossa Senhora da Penha

Matheus dos Santos Pedrosa

Anápolis - Santíssima Trindade

Vinícius Alexandre Gomes da Silva

Anápolis - São Mateus

Wilgner Batista Silva

Anápolis - Nossa Senhora de Lourdes


Ano Pastoral - Etapa de síntese vocacional

A etapa pastoral (ou de síntese vocacional) corresponde ao período que medeia entre a estadia no Seminário e a sucessiva ordenação presbiteral, passando obviamente através da concessão do diaconato. São duas as finalidades desta etapa: por um lado, trata-se da inserção na vida pastoral, com uma gradual assunção de responsabilidades, em espírito de serviço; por outro, de um esforço no sentido de uma adequada preparação, recebendo um específico acompanhamento com vista ao presbiterado. Nesta etapa, o candidato é convidado a declarar de modo livre, consciente e definitivo a própria vontade de ser presbítero, uma vez que tenha recebido a ordenação diaconal.

Diego Pereira

Pirenópolis - Santa Bárbara

Marcelo R. Luiz de Carvalho

Campo Limpo - Santa Teresinha

Marcos Antônio

Anápolis - Santa Terezinha

Orlando Joaquim Inácio

Anápolis - Catedral Bom Jesus

Vinícius Araújo dos Santos

Pirenópolis - Santa Bárbara